Imagem com texto 'Passeios em São Paulo'.

Horário de verão: 10 passeios ao ar livre para curtir em São Paulo

23/01/2018 - 4 minutos de leitura

Que tal aproveitar que demora mais para escurecer, nesta época do ano, e explorar a cidade a céu aberto? A capital paulista tem seus refúgios para quem deseja escapar do clima urbano da metrópole. Confira algumas sugestões:

Casa das Rosas

A arquitetura do casarão em estilo clássico francês justifica, por si só, uma ida a esse espaço, que abriga exposições, cursos, oficinas literárias e outros eventos culturais. Mas a visita é igualmente válida para as pessoas que desejam, apenas, caminhar um pouco, enquanto contemplam um dos jardins de rosas mais bonitos da cidade — que, diga-se de passagem, faz jus ao nome.

Endereço: Av. Paulista, 37 — Paraíso.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 18h.

Parque Ecológico do Guarapirang

Para os fãs de aventura, essa é uma boa opção. O local dispõe de uma trilha que pode ser feita de olhos vendados, a fim de aguçar outros sentidos, além da visão: tato, olfato e audição. Há, também, o Museu do Lixo, que visa despertar consciência ecológica, alertando para os prejuízos da poluição ambiental.

Endereço: Estrada do Riviera, 3286
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h

Parque do Jaraguá

Tire o dia para caminhar pela reserva de Mata Atlântica e chegar a uma das vistas mais privilegiadas da cidade — o Pico do Jaraguá, a 1.135 metros de altitude. A época é propícia ao passeio, já que, durante o horário de verão, a visita é estendida até às 18h.

Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, n°539 — Vila Chica Luiza
Funcionamento: De segunda a domingo, das 7h às 17h. No horário de verão, o horário de visitação se estende até às 18h. O acesso às trilhas ocorre até às 16h — e às 17h, durante o horário de verão.

Parque da Independência

Marco histórico do País, onde D. Pedro I declarou nossa independência de Portugal, o espaço mescla riqueza natural e arquitetônica, com uma variada vegetação, que contribui para ornamentar a paisagem. Pista de corrida, parquinho e um chafariz complementam as alternativas de diversão. O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, ainda se encontra fechado para restauração.

Endereço: Avenida Nazareth, s/n — Ipiranga
Funcionamento: das 5h às 20h.

Centro da cidade

Que tal explorar o centro a pé? História é o que não falta por ali, começando pelo marco zero de São Paulo — o Pateo do Collegio, primeira construção do município, a partir da chegada dos jesuítas. Não deixe de passar pela Catedral da Sé, uma das principais igrejas góticas do mundo, pelo Teatro Municipal e pelo Mosteiro de São Bento, que tem mais de 400 anos de existência.

Serviço

Patteo do Collegio: Pç. Pateo do Collegio, 2 — Centro, São Paulo. Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17h.

Catedral da Sé: Praça da Sé — Sé. Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 17h; e domingo, das 8h às 13h.

Teatro Municipal: Avenida São João, 281. Sé. Funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado das 10h às 19h.

Mosteiro de São Bento: Largo de São Bento, s/n — Centro. Funcionamento: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª, das 6h até o final da missa das 18h. Sábados e domingos, das 6h ao meio-dia e das 16h às 19h30. Às 5ªs feiras, fechado entre 8h e 14h.

Jardim Botânico

Um reduto de beleza natural, silêncio, ar puro e tranquilidade, onde é possível contemplar uma infinidade de espécies botânicas, a estufa, o Museu Botânico e o lago. Mas, tenha em mente que se trata de um passeio para caminhar e admirar a paisagem, pois não é permitido andar de bicicleta, jogar bola ou levar animais de estimação.

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3031. Água Funda. Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas. No horário de verão: aberto das 9 às 18h. Ingresso: 5 reais.

Praca do por do sol

Como o próprio nome promete, a praça é o local perfeito para admirar a paisagem no finzinho de tarde. Geralmente, é bastante frequentada por casais, famílias e grupos de jovens.

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, s/n | Pinheiros

Parque do Ibirapuera

Jogar bola, levar as crianças ao parquinho, assistir a um show, caminhar, andar de patins, de bicicleta, ver uma exposição…As possibilidades de lazer que o espaço oferece são incontáveis!

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral — Vila Mariana. Funcionamento: das 5h à meia-noite.

Parque da Água Branca

Com mais de 70 mil metros quadrados de área verde, o local é perfeito para passeios em família, com direito a parquinho, local de leitura, museu geológico e espaço dedicado à terceira idade.

Endereço: Avenida Professor Francisco Matarazzo, 455, Oeste. Funcionamento: de segunda a domingo, das 6h às 22h.

Praça Benedito Calixto

Aproveite os dias de céu azul para dar um pulo na Feira da Praça, que acontece aos sábados. Referência cultural da cidade, o evento conta com mais de 300 expositores, além de dispor de uma profusão de opções gastronômicas.

Endereço: Praça Benedito Calixto, Pinheiros. Funcionamento: aos sábados, das 9h às 19h.

Logo do Americas Serviços Médicos
Autor Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.