Sala híbrida com hemodinâmica do Hospital Samaritano Paulista

Hospital Samaritano Paulista inaugura sala híbrida

Em 6 de maio, o Hospital Samaritano Paulista inaugurou a sala híbrida com hemodinâmica. O primeiro procedimento realizado lá foi um Implante Transcateter de Válvula Aórtica com os doutores Jean-Claude Laborde, Henrique B. Ribeiro e José Honório Palma. Essa intervenção cirúrgica pôde ser acompanhada por profissionais de saúde por meio de uma videoaula transmitida ao vivo no auditório. Ao fim, o Dr. Jean-Claude Laborde, cardiologista reconhecido internacionalmente e especialista no procedimento, abordou com os ouvintes passado, presente e futuro do método de implante realizado, sendo acompanhado pelos moderadores Prof. Dr. Expedito E. Ribeiro e Dr. Marcelo Jamus.

“Mostramos o caso de uma paciente de 87 anos que, pelo alto risco para cirurgia convencional de troca valvar aórtica, foi optado pelo Implante Transcateter de Válvula Aórtica, que é uma alternativa menos invasiva. Além disso, a paciente tinha uma anatomia desafiadora, com uma artéria coronária baixa, sendo necessária a proteção coronária durante o procedimento para evitar obstrução”, contou Dr. Henrique B. Ribeiro. “Realizar esse implante em uma sala híbrida foi muito importante para a segurança da paciente, pois tivemos à disposição alta tecnologia de imagem cardiovascular e toda a retaguarda”, reforçou.

Também o Enfº Marcelo Peres participou da inauguração da sala híbrida em formato de aula. “Participar do planejamento desse procedimento foi muito interessante, já que precisei sair do meu mundo e ter contato com outras áreas, principalmente envolvendo tecnologia. E, como era também uma aula, tivemos tempo para esclarecer dúvidas, o que nas cirurgias do dia a dia não é possível pela velocidade do procedimento”, comenta.

Após essa primeira aula, o Hospital Samaritano Paulista pretende utilizar mais a estrutura da sala híbrida e auditório para fazer demonstrações, simpósios e eventos no local, convidando médicos e equipe multidisciplinares de todo o Brasil. “Essa iniciativa é uma forma de tornar a informação mais acessível para muitas outras pessoas, difundindo a informação correta”, concluiu Enfº Marcelo.

Logo do Americas Serviços Médicos
Autor Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.