Homem com uma expressão de surpresa e alegria, está usando uma roupa de praia com uma boia de psicina em volta do seu corpo.

AMERICAS

Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Laranja: as cores da prevenção

19/12/2019 - 6 minutos de leitura

Materiais especiais, ações nas unidades hospitalares, campanhas nas redes sociais, vídeos, palestras para empresas, entrevistas para jornais e telejornais... Para o Americas Oncologia, os meses coloridos do último trimestre do ano representam uma temporada especial para investir numa receita importantíssima no combate ao câncer: informação. Informação conscientiza, educa, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis e aponta os caminhos da prevenção e do diagnóstico precoce, que faz toda a diferença para aumentar as chances de cura.

 

Assim, no Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Laranja, o Americas Oncologia explorou diferentes canais para tratar, respectivamente, de câncer de mama, próstata e pele, com uma comunicação que buscou simplicidade na linguagem, proximidade e empatia com o público, como aconteceu nos vídeos com bate-papos entre nossos médicos e pacientes sobre os temas de cada mês.

 

Outubro Rosa

“Empodere-se! Cuide da sua saúde” foi o mote da campanha do Americas Oncologia que estimulou o protagonismo das mulheres e o autocuidado para prevenir o câncer de mama, o mais incidente entre elas depois do câncer de pele não melanoma. A ação chamou a atenção para a importância das mamografias e dos check-ups regulares (fundamentais para o diagnóstico precoce) e para a adoção de hábitos saudáveis, capazes de reduzir em 30% as ocorrências do mal.     

Além de ações de comunicação, os hospitais Paulistano e Samaritano Higienópolis realizaram eventos para suas pacientes, com workshops e debates sobre tratamento, terapias integrativas, etc.

 

Novembro Azul

No mês de novembro, as atenções se voltaram para os homens e para o tumor de próstata, o grande vilão entre eles quando se excetua o câncer de pele não melanoma. São 68.220 novos casos/ano segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A boa notícia é que quando diagnosticado e tratado na fase inicial, as chances de cura chegam a 90%.

 

Ilustrada com uma imagem de encontro de amigos e acompanhada da frase “Pense em quantas histórias você ainda tem para contar”, a campanha do Americas Oncologia foi um convite aos homens para refletirem sobre o assunto e investirem no autocuidado, adotando hábitos saudáveis e realizando check-ups anuais com exames de toque retal e/ou PSA a partir dos 50 anos ou antes, a partir dos 45, para quem é afrodescendente ou tem casos de câncer de próstata na família.

 

Parte da campanha, o vídeo publicado nas redes sociais no Novembro Azul, que trouxe um bate-papo entre o Dr. Raphael Brandão, nosso diretor nacional de Oncologia, e o paciente Geraldo Amaral Junior, foi uma mostra concreta da importância dessas iniciativas: Geraldo foi diagnosticado e tratado precocemente e hoje está completamente curado. Ou seja, ainda terá muitas e muitas histórias para contar.

 

Dezembro Laranja

 

Curtir o verão, sim! Prevenir o câncer de pele também – nessa e em todas as outras estações do ano também. Em dezembro, o Americas Oncologia tingiu de laranja a sua campanha para conscientizar e ajudar as pessoas a entenderem melhor a doença, como preveni-la e como ficar atento a pintas e manchas, observando características que podem ser sinais de alerta.

 

Temas como esses foram foco de ações diversas, entre elas um vídeo disponibilizado nas mídias digitas em que a Dra. Daniela Pezzutti, especialista em tumores de pele e gastrointestinais do Americas Oncologia, conversa com a paciente Solange Salera. No bate-papo, a médica explica as diferenças entre os tipos de câncer de pele e fala sobre como se proteger dos raios solares, o principal fator de risco tanto para os tumores do tipo melanoma (o mais agressivo, mas bem menos incidente) como para os não melanoma (menos agressivo, mas o mais frequente, representando 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no Brasil).

 

Assim, todos os materiais da campanha apontam os mesmos caminhos de prevenção: chapéu, protetor com solar com pelo menos fator 30, roupas com proteção UV e evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h. “Lembro que na minha infância estava sempre queimada de sol, com pele vermelha e ardendo. Com meus filhos o cenário é outro. Todos protegidos com chapéu, protetor e camisa UV”, diz a Dra. Daniela, citando o próprio exemplo para destacar a importância da campanha no sentido de mostrar para a população a necessidade de agir antes do problema e de criar uma cultura de proteção já a partir da infância.

 

Para completar, a campanha destacou mais duas recomendações: fazer check-ups periódicos com o dermatologista e procurar imediatamente o médico se observar pintas e manchas suspeitas. Afinal, também no câncer de pele, as chances de cura aumentam com o diagnóstico e tratamento precoces.

 

Cuidados na nossa rede

Tão importante como disseminar conhecimentos e informações que estimulam as práticas de prevenção do câncer é contar com um parceiro que oferece uma completa gama de serviços – de consultas e exames diagnósticos a tratamentos que combinam qualidade com custo-efetividade. É isso que o Americas Oncologia oferece, sempre incorporando soluções inovadoras, como o Fast Track Oncológico (leia matéria nesta edição).

 

Onde os pacientes podem contar com os serviços do Americas Oncologia

Rio de Janeiro

Barra da Tijuca I

(21) 3385-2000

Avenida das Américas, 6.205 Loja E – MD.X Barra Medical Center – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

07h às 22h

Consultas médicas e multiprofissionais
Quimioterapia
Radioterapia

 

Barra da Tijuca II – Cancer Center

(21) 3385-2000

Av. Jorge Curi, 550 – Americas Medical City - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

07h às 17h

Consultas médicas e multiprofissionais
Quimioterapia
Radioterapia

 

 

Botafogo I

(21) 3385-2000

Rua Lauro Muller, 116 – Sala 706 – Torre do Rio Sul – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

07h às 21h

Consultas médicas e multiprofissionais

 

Botafogo II

(21) 3385-2000

Rua da Passagem, 29 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

07h às 21h

Consultas médicas e multiprofissionais
Quimioterapia
Radioterapia

 

Niterói

(21) 3385-2000

Av. Sete de Setembro, 179 – Niterói – RJ

 07h às 20h

Consultas médicas e multiprofissionais
Quimioterapia
Radioterapia

 

Nova Iguaçu

(21) 3385-2000

Av. Dr. Mário Guimarães, 318 – Sala 1.008 – Ed. Vitality – Centro / Nova Iguaçu – RJ

10h às 20h

Consultas médicas e multiprofissionais
 Quimioterapia

 

Hospital Samaritano Botafogo

(21) 3444-1000

Rua Bambina, 98, Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

10h às 20h

 

 

São Paulo

Hospital Carlos Chagas

(11) 2463-5000

Rua Barão de Mauá, 100 – Centro, Guarulhos – SP

Aberto 24 horas

Consultas médicas e multiprofissionais

 

Hospital Madre Theodora

(19) 3756-3000

Rua José Geraldo Cerebino Christófaro, 175 – Parque das Universidades, Campinas – SP

Aberto 24 horas

Consultas médicas e multiprofissionais

 

Hospital Metropolitano

(11) 3677-2000

Rua Marcelina, 441 – Vila Romana, São Paulo – SP

Aberto 24 horas

Consultas médicas e multiprofissionais

 

Hospital Paulistano

(11) 3016-1000

Rua Martiniano de Carvalho, 741 – Bela Vista, São Paulo – SP

Aberto 24 horas

Consultas médicas e multiprofissionais

 

Hospital Samaritano Higienópolis

(11) 3821-5300

Rua Conselheiro Brotero, 1486 – Higienópolis, São Paulo – SP

Aberto 24 horas

Consultas médicas e multiprofissionais

 

Hospital Vitória Anália Franco

(11) 3581-1000

Av. Vereador Abel Ferreira, 1.900 – Jardim Anália Franco – São Paulo / SP

Aberto 24 horas

Consultas médicas e multiprofissionais

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.