Sessenta anos de realizações no Rio de Janeiro

Sessenta anos de realizações no Rio de Janeiro

10/10/2019 - 4 minutos de leitura

Hospital Pró-Cardíaco, do Rio de Janeiro, está completando 60 anos de existência com boas razões para celebrar uma trajetória que o consolidou como uma das instituições de saúde de referência no atendimento de pacientes de alta complexidade. Desde que iniciou suas atividades em 1969 como um simples pronto-socorro cardiológico até hoje, acumulam-se inovações, certificações, programas de vanguarda, marcos clínicos e em pesquisas científicas que refletem a coerência e o espírito pioneiro de uma instituição vocacionada à excelência.

Os níveis de qualidade e segurança e os ótimos resultados clínicos são frutos da altíssima especialização do seu corpo clínico e time multiprofissional, aliado aos constantes investimentos em atualização tecnológica e incremento da eficiência dos seus processos. Desde 2015, o Hospital é acreditado pela Joint Commission Internacional (JCI) e já havia obtido em 2012 a acreditação Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA) e a Distinção de Atendimento ao Paciente com AVC (Stroke Distinction).

Seu Centro de Excelência em Cardiologia, focado no diagnóstico e tratamento de doenças em todas as áreas dessa especialidade, é conhecido por importantes realizações. Desde que foi credenciado em 2012 para a realização de transplante duplo de coração e rim pelo Sistema Nacional de Transplante, já efetuou três procedimentos do gênero. O último ocorreu em junho deste ano. Dentre os pacientes submetidos a transplantes de todos os tipos, metade usufruiu de algum tipo de suporte mecânico circulatório, recurso decisivo para garantir melhores desfechos.

Também são notórias as ações pioneiras em áreas da medicina cardiovascular, como as adotadas em Dor Torácica, que contribuíram para elevar o índice de recuperação de sequelas e reduzir as taxas de mortalidade. A Instituição assumiu ainda a liderança em pesquisas com células-tronco para restauração de artérias e se destacou na realização de implantes de ventrículos artificiais, obtendo resultados únicos no Brasil.

Contando com uma Unidade Coronariana, com leitos reservados e setores anexos com quartos que possuem recursos de cardiologia intensiva, o Hospital Pró-Cardíaco é o primeiro do Brasil a ter um Programa de Coração Artificial de uso prolongado.

Vale citar, ainda, o Heart Team Pró-Cardíaco, núcleo de profissionais reconhecidos por suas competências e sólida experiência, que atua junto ao médico assistente na adequada tomada de decisão.

O Pró-Cardíaco é mais que um centro especializado no atendimento em cardiologia. Como um hospital geral - com 70 leitos de internação, Unidade de Emergência 24 horas com 17 leitos e Unidade de Terapia Intensiva com 43 leitos -, atua em outras clínicas, como endocrinologia, pneumologia e medicina ventilatória, urologia, imagem e medicina nuclear, nefrologia e neurologia. Esta última especialidade está organizada em torno de um Centro de Excelência em Neurologia que ganhou reconhecimento no cenário regional e nacional.

Sendo uma das poucas instituições hospitalares do Rio de Janeiro a contar com neurologistas de plantão, o Pró-Cardíaco presta suporte, via telemedicina, para outros hospitais da rede Americas na cidade no atendimento de emergências e urgências neurológicas, como os casos de AVC.

Além da cirurgia cardíaca, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, o Hospital atua em áreas como cirurgia geral e vascular. Sua estrutura inclui ainda uma área para atendimento nos moldes de Day Clinic, voltada à realização de exames e procedimentos de menor complexidade, como colonoscopia, endoscopia e broncoscopia.

Todos os processos administrativos e fluxos hospitalares são balizados pelo Programa Qualidade e Segurança, baseado nos parâmetros do Institute of Medicine e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A qualidade assistencial é guarnecida por protocolos de atendimento para diversas ocorrências (como AVC, dor torácica e sepse, entre outras), periodicamente reavaliados e atualizados com base em evidências científicas.

A filosofia de cuidado centrado no paciente, respeitando autonomia, perspectivas e valores dele e de seus familiares, perpassa todos os atos e procedimentos da Instituição.

 

Reforço Pediátrico:

O Hospital Pró-Cardíaco inaugurou em julho um centro exclusivamente dedicado à assistência médica infantil, que inclui Pronto Atendimento Pediátrico e Unidade de Terapia Intensiva especializada nesse público. Os serviços, organizados em uma área de 500 metros quadrados, funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana.

Lá, crianças e familiares contam com consultórios para pronto atendimento, boxes de observação, setor para grandes emergências, unidade de internação pediátrica e leitos de terapia intensiva, todos equipados com o que há de mais moderno para situações que envolvem alta complexidade*.*

"A pediatria fortalece ainda mais o trabalho assistencial desenvolvido na nossa instituição, que se destaca pelas certificações que atestam o excelente padrão médico-hospitalar, as melhores práticas adotadas e os resultados clínicos nos pacientes atendidos ao longo de sua trajetória de 60 anos", afirma o Dr. Carlos Lobbé, diretor executivo do Pró-Cardíaco.

 Segundo ele, o novo setor foi estruturado com foco no cuidado integral aos pacientes infantis, abrangendo inclusive completo suporte ao diagnóstico. "Tudo isso garante mais segurança na assistência médica a crianças no momento delicado que os pais enfrentam quando um atendimento médico de urgência e emergência é necessário. Agora, o Pró-Cardíaco é para toda família", finaliza o Dr. Lobbé.

Logo do Americas Serviços Médicos.
10/10/2019 - 3 minutos de leitura Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.