Banner_MAKO

Sistema robótico melhora resultado em cirurgias ortopédicas

As próteses de quadril e de joelho são a solução para desgastes das articulações que limitam muito a qualidade de vida das pessoas. Tecnologia robótica já disponível no Hospital Alvorada Moema traz melhor resultado e recuperação mais rápida do paciente.

O desgaste da cartilagem entre as articulações dos joelhos e do quadril, que pode ocorrer com a idade ou por outras razões, como fraturas e deformidades, provoca o atrito entre as partes, fazendo com que a pessoa sofra com uma dor forte e constante, limitação de movimentos e, muitas vezes, seja incapaz de realizar atividades simples do dia a dia. A solução para reverter o problema é uma cirurgia chamada artroplastia, que vai substituir a articulação doente por uma prótese. “O procedimento permite retomar a função articular, eliminando a causa da dor e da limitação de movimentos, melhorando muito a qualidade de vida do paciente, que pode voltar às atividades normais, inclusive a prática de exercícios físicos”, afirma o cirurgião de quadril, ortopedista e traumatologista Dr. Bruno Jannarelli, coordenador do serviço de Ortopedia do Hospital Alvorada Moema.

Esse tipo de cirurgia tem evoluído ao longo dos anos com técnicas que permitem incisões menores e minimizam lesões em músculos, ligamentos e tendões adjacentes à articulação. O ponto alto dessa evolução em nível mundial é a tecnologia robótica, que torna possível ao cirurgião alcançar a máxima precisão de movimentos e de posicionamento da prótese, com resultados mais satisfatórios para os pacientes.

O mais moderno equipamento robótico é o sistema MAKO, fabricado pela empresa Stryker e disponível no Alvorada Moema, que realizou recentemente em São Paulo a primeira cirurgia com esse inovador sistema. “Essa tecnologia contribui para que o paciente tenha maior amplitude de movimentos e estabilidade com sua prótese. Também agiliza o tempo de cirurgia e o pós-operatório por ser menos agressiva aos tecidos em torno da articulação, antecipando a reabilitação total do paciente”, explica o Dr. Bruno. 

Como funciona o sistema robótico Mako

Inicialmente é feito o planejamento da cirurgia, com suporte de um software do sistema MAKO que utiliza imagens de tomografia para reconstruir em 3D a anatomia da área a ser operada e moldar a colocação da prótese da forma mais precisa possível. Esse planejamento pré-cirúrgico norteará o procedimento, enquanto sensores na prótese e no paciente sinalizam a colocação do implante de acordo com o que foi planejado.

O procedimento é realizado por um cirurgião certificado, que opera com suporte de um braço robótico em certos momentos, como no posicionamento da prótese. Também é possível programar o robô para realizar movimentos seguros em locais previamente delimitados e filtrar possíveis instabilidades da mão do cirurgião, entre outros recursos.

Os principais benefícios são:

  • Procedimento feito em conformidade com a anatomia do paciente e o modelo de prótese, garantindo melhor função da prótese, com balanceamento para estabilidade e maior arco de movimentos do paciente.
  • Menos lesões nas áreas ao redor da articulação, preservando cartilagens, partes ósseas músculos e ligamentos.
  • Incisões menores
  • Menos risco de complicações e sangramento
  • Recuperação menos dolorida e mais rápida, que agiliza o início da fisioterapia e a reabilitação do paciente.

Próteses mais duradouras

Além das técnicas cirúrgicas, também as próteses têm evoluído. As de quadril são feitas atualmente de uma liga de titânio, com a área de atrito em cerâmica ou polietileno. As mais antigas eram de metal com polietileno. Para os joelhos, o material utilizado na maioria das vezes é titânio com aço inoxidável e polietileno na área de rotação. “São materiais cada vez mais resistentes e a estimativa é que possam durar entre 40 e 50 anos, se bem cuidadas. Dependendo da idade do paciente, isso pode evitar a necessidade de uma segunda cirurgia para substituição de prótese”, diz o Dr. Bruno.

Segundo ele, a evolução dos materiais das próteses permite a prática de atividades físicas, como caminhada, hidroginástica, natação, tênis e academia.  Já esportes de alto impacto com saltos ou corridas de longa duração não são recomendadas, devido ao risco de desgaste precoce da prótese.  

Problemas que costumam levar à necessidade de prótese de quadril ou de joelho

  • Osteoartrose: está associada à perda de cartilagem, provocando atrito entre os ossos das articulações, causando dor e limitação dos movimentos. Pode ser decorrente do desgaste natural da idade.  
  • Fraturas do colo do fêmur: nesses casos, a prótese substituirá a parte fraturada.
  • Deformidades de articulação decorrentes de malformação ou sequela de fratura por acidentes, quedas, etc., que geram desgaste. Ocorre em pacientes mais jovens.

Centro de Excelência em Ortopedia

O Hospital Alvorada Moema é uma referência em ortopedia, estruturado como um Centro de Excelência nessa especialidade. Isso inclui as mais avançadas tecnologias para diagnóstico e tratamento, médicos das várias subespecialidades da ortopedia, atendimento multidisciplinar e um completo Centro de Reabilitação.

Você pode agendar consulta pelo telefone (11) 3003-2591 ou pelo site https://www.hospitalalvorada.com.br/centro-de-excelencia-em-ortopedia#agendamento

INS_noticia-intena_profile-writer.jpg
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-hospitalar do país