Imagem de uma mulher fazendo exame de sangue furando o dedo.

Taxas de açúcar sob controle no Hospital Pró-Cardíaco

09/05/2018 - 3 minutos de leitura

O Hospital foi reconhecido pela Society of Hospital Medicine (EUA) por sua excelência no controle dos níveis de glicose dos pacientes. Venha saber mais sobre o Programa de Controle Glicêmico Hospitalar

O reconhecimento da unidade como Top Performer em controle glicêmico hospitalar mostra que estamos no caminho certo pelo atendimento integral ao paciente. O hospital participou do benchmark internacional da Society of Hospital Medicine de Controle Glicêmico Hospitalar, englobando 120 hospitais de países da América do Norte (EUA principalmente), Europa e América do Sul — um reconhecimento importantíssimo, considerando a relevância do assunto.

O diabetes tipo 2 afeta cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, representando um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, renais, neurológicas e infecciosas, que frequentemente requerem internação.

A prevalência mensal de diabetes Tipo 2, entre pacientes internados no Hospital Pró-Cardíaco, em 2017, ficou entre 21% e 36%. Essas pessoas podem ter alterações na taxa de glicose durante a internação. Aliás, mesmo quem não tem a doença pode ter uma alta na glicemia, devido ao estresse próprio de enfermidades agudas.

Com tudo isso em mente, o Hospital Pró-Cardíaco desenvolveu o Programa de Controle Glicêmico Hospitalar, que envolve atuação multidisciplinar e é estruturado para o atendimento e cuidado de pacientes com diabetes e/ou alterações glicêmicas durante a internação. Os objetivos do programa são oferecer suporte, orientar e uniformizar as práticas assistenciais, promovendo melhorias contínuas na qualidade e segurança da assistência.

O programa engloba o estabelecimento das seguintes ações de suporte clínico:

• Protocolos Institucionais de Controle Glicêmico Hospitalar (um conjunto de condutas a serem adotadas, de forma padronizada)
• Time Multidisciplinar de Controle Glicêmico Hospitalar
• Vigilância clínica e busca ativa de casos de pacientes com diabetes e/ou alterações glicêmicas
• Gerenciamento de processo, tecnologias, medicamentos e insumos.
• Indicadores de controle glicêmico
• Treinamentos de profissionais de saúde do corpo clínico e colaboradores
• Educação para paciente e familiares de pacientes com diabetes e/ou hiperglicemia hospitalar

O Time Multidisciplinar de Controle Glicêmico Hospitalar (TMCGH) é composto por médicos, enfermeiros, nutricionistas, e farmacêuticos. Suas atribuições englobam: multiplicar conhecimento; divulgar os protocolos institucionais; realizar vigilância clínica e busca ativa de casos; promover ações de educação para pacientes e familiares; auxiliar no gerenciamento de processos, tecnologias, insumos e medicamentos; realizar ações de educação continuada de profissionais de saúde; identificar oportunidades de melhorias. Tudo isso visando identificar e tratar os casos de hiperglicemia, além de estimular a adesão aos medicamentos, seu uso adequado, a monitorização, a prevenção de complicações e a adequação nutricional.

Logo do Americas Serviços Médicos
Autor Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.