Imagem de placeholder

Tumor Board em Destaque

10/10/2019 - 3 minutos de leitura

Um mês depois do Simpósio, o Americas Oncologia voltou a público para compartilhar suas expertises e diferenciais, desta vez no XVII Congresso Científico da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, onde apresentou o Tumor Board, modelo de cuidado de pacientes com câncer de pulmão que transformou o Cancer Center da Barra da Tijuca em um polo de referência nacional.

O Tumor Board envolve reuniões semanais de todos os médicos vinculados ao ciclo de cuidado desses pacientes para discutir cada caso, definir estratégias diagnósticas e terapêuticas e avaliar os resultados. Participam desses encontros oncologistas clínicos, pneumologistas, radiologistas, radiologistas intervencionistas, radioterapeutas, cirurgiões torácicos, especialistas em medicina nuclear e patologistas.

“Apresentamos essa abordagem a um auditório lotado, e o público se mostrou bastante interessado”, afirma o Dr. Mauro Zukin, coordenador da oncologia torácica do Americas Oncologia. Segundo ele, o Tumor Board foi instituído desde a inauguração do Cancer Center da Barra há dois anos e foi fundamental para assegurar o diferenciado padrão de atendimento da unidade.

“Esse modelo de cuidado garante maior proximidade dos profissionais, integrando, por exemplo, a atuação dos pneumologistas e dos oncologistas clínicos, e consolida uma abordagem multidisciplinar que impacta positivamente os desfechos dos tratamentos. Além de casos levados para ilustrar a dinâmica do Tumor Board, foram apresentados dados de publicações científicas que tangibilizam esses ganhos”, detalha o Dr. Zukin.

O congresso foi realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 14 de setembro.

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.