Imagem ilustrativa com destaque em um par de rins de um indivíduo.

Centro de Excelência em Nefrologia

Centro unificado de nefrologia: do diagnóstico ao tratamento

Além de ser uma condição grave e irreversível, a doença renal crônica é silenciosa. Na maioria das vezes, só é descoberta quando os rins já perderam 50% de sua função. E, se o problema se desenvolve, o indivíduo pode necessitar de uma complexa rede assistencial, que inclui internação, UTI, diálise, acompanhamento nutricional e psicológico, além de transplante renal, quando a doença atinge seus estágios mais avançados. Nosso Centro de Excelência em Nefrologia foi estruturado para oferecer tratamento de qualidade em todos os estágios da doença, acolhendo desde pessoas com risco de desenvolvê-la, visando a prevenção, até paciente graves, que precisam de um novo rim. Entenda os benefícios de ser tratado em uma unidade como essa:

Como atuamos em nefrologia

Imagem de uma equipe de médicos realizando um procedimento cirúrgico

Transplante de rins

Equipe qualificada para a realização do procedimento, permitindo a continuidade em toda a linha de cuidados.

Imagem de uma médica segurando o braço de uma paciente

Redução de risco

Capacitação para identificar a doença renal crônica em estágio inicial em pacientes mais suscetíveis.

Imagem de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde.

Equipe multidisciplinar

Equipe formada por nefrologistas, cirurgiões vasculares, urologistas, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros.

Imagem de um profissional dando instruções para uma equipe de médicos

Treinamento e pesquisa

Atualização da equipe que resultam no alinhamento com as melhores práticas médicas mundiais.

Cuidado sob medida

Tratamentos nefrológicos

Doença renal crônica

A doença renal crônica é resultante do comprometimento das células renais, o que reduz a capacidade da função de filtrar o sangue e, consequentemente, de remover impurezas. Em estágios avançados, a doença requer um acompanhamento rigoroso, com diálise e até transplante. Nosso Centro de Excelência é capacitado para atender casos da enfermidade em todas as suas fases.


Doença renal crônica em crianças

Devido à malformação dos rins, uma parcela da população pediátrica também pode apresentar o problema. Para oferecer tratamento qualificado para esses pacientes, fazem parte da equipe de atendimento nefrologistas pediatras e uropediatras.


Fatores de risco para doença renal

A hipertensão arterial, o diabetes e a glomerulonefrite: um quadro inflamatório que prejudica as células dos rins—estão entre as principais causas de doença renal crônica. Por isso, os especialistas dos nossos hospitais investigam a saúde dos rins desses pacientes e, ao detectar alterações, encaminham-nos para o Centro de Excelência, onde são adotadas medidas para barrar a progressão do problema.