Imagem de placeholder

Nossos serviços

Alvorada Brasília realiza implante de neuromodulador sacral

11/03/2020 - 3 minutos de leitura

A ideia é transformar o hospital em polo especializado no uso dessa tecnologia.

A equipe de coloproctologia do Hospital Alvorada Brasília realizou com sucesso, em janeiro, seu primeiro implante de neuromodulador sacral, posicionando-se no seleto grupo de instituições habilitadas a realizar esse procedimento inovador para tratamento de pessoas que sofrem de incontinências fecal ou urinária, bexiga hiperativa e dores pélvicas. Semelhante a um marca-passo, o neuromodulador é instalado na região sacral para emitir sinais elétricos aos nervos responsáveis pelas modulações dos músculos do ânus, bexiga e assoalho pélvico.

De acordo com os padrões médicos estabelecidos, um procedimento do gênero é considerado bem-sucedido quando propicia pelo menos 50% de melhora ao paciente. Na intervenção realizada no Alvorada Brasília, com implante do neuromodulador sacral InterStim, da Medtronic, os ganhos ficaram próximos de 100%.

“A paciente atendida foi uma senhora que sofria de incontinência fecal, problema que pode estar associado a múltiplos fatores, como envelhecimento da musculatura e lesões pregressas relacionadas à gestação e ao parto”, informa o Dr. André Araújo, coordenador da equipe de coloproctologia do hospital e realizador do implante. Segundo ele, o feito impactou a qualidade de vida da paciente de forma extraordinária. “Contar com esse tipo de recurso pode significar para as pessoas um retorno à vida. Muitas acabam se isolando socialmente, ficando reclusas em casa e prejudicando seus relacionamentos temendo os efeitos da incontinência”, explica o médico.

A tecnologia está disponível no mundo há cinco anos. Apenas poucos centros hospitalares no país têm equipes preparadas para usá-la. O Hospital Alvorada Brasília, que já tinha um fluxo de tratamento medicamentoso e fisioterapêutico organizado por protocolos para o cuidado de pacientes com esse tipo de problema, agora reforça sua linha assistencial com o que há de mais moderno, seguro e efetivo, oferecendo opções para indivíduos que não apresentam resultados satisfatórios com os outros tipos de tratamento.

Dois novos procedimentos para implante de neuromodulador sacral já estão agendados, indicando que o Hospital Alvorada Brasília segue na rota para se tornar um polo nacional para o uso dessa tecnologia.

Logo do Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.