CTEB, um polo de ensino e pesquisa

Prática Médica

CTEB, um polo de ensino e pesquisa

21/01/2020 - 3 minutos de leitura

CTEB, um polo de ensino e pesquisa

Centro de Treinamento Edson Bueno se consolida como um importante núcleo de desenvolvimento dos médicos e outros profissionais da área de saúde.

Instalado no complexo Americas Medical City, na Barra da Tijuca (RJ), o Centro de Treinamento Edson Bueno (CTEB) é a unidade de ensino, pesquisa e inovação do UnitedHealth Group Brasil – um polo de formação médica, geração e compartilhamento de conhecimentos, pilares importantes para transformar positivamente os cenários da saúde.

Batizada com o nome do fundador da Amil, Dr. Edson Bueno, a unidade foi criada 2017 a partir da parceria com o Ircad, renomado instituto francês de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica, que se tornou referência global no aprimoramento de médicos. Além de se consolidar como o centro nacional de formação em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas como previsto no projeto original, o CTEB vem expandindo seu escopo de atuação e hoje conta com uma diversificada agenda de cursos, treinamentos, eventos e pesquisas clínicas, contemplando interesses de profissionais de diversos níveis – dos jovens residentes até professores doutores no topo da carreira.

“Nosso Centro está focado em tudo aquilo que gera valor para o sistema de saúde”, afirma o Dr. Charles Souleyman Al Odeh, diretor-executivo do CTEB. “Nossas atividades de ensino – que abrangem formações relacionadas a aspectos clínicos, passando por habilitações em tecnologias como a recente formação em angiografia robótica, até aspectos de gestão e liderança – seguem em estreita sintonia com a estratégia do nosso Grupo”, acrescenta ele. Contudo, se essas temáticas interessam à Instituição, aos médicos contratados e credenciados, elas também atraem cada vez mais profissionais vinculados a outras instituições.

Contando com a mais moderna plataforma de treinamento da América Latina (veja quadro abaixo), o CTEB faz parte do seleto grupo de núcleos que atuam como polos de treinamento robótico da América Latina credenciados pela Intuitive, desenvolvedora da inovadora tecnologia Da Vinci.  Só em 2020, cerca de 1.500 médicos deverão ser formados nos cursos de cirurgia minimamente invasiva promovidos junto com o Ircad (veja agenda em https://rio.ircadamericalatina.com.br/) e outros 6.000 profissionais passarão pelas demais atividades do Centro.

Atuação polivalente

Outro braço forte do CTEB é seu núcleo de ensino externo, responsável pela coordenação dos 34 programas de residência médica vinculados a unidades hospitalares do Americas e da Amil em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente fazem parte dos programas 166 residentes, sendo que foram abertas mais 71 vagas para este ano. O Centro estabelece várias parcerias com os grandes centros nacionais de pesquisa e ensino, com os quais desenvolve cursos de extensão ou de pós-graduação, como a pós em Medicina da Dor, desenhado e executado junto com a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ). A novidade deste ano será o lançamento do curso de cirurgia robótica urológica, criado em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

O CTEB é responsável ainda pelos programas de Educação Médica Continuada do Grupo, inclusive com módulos de Educação a Distância (EAD) direcionados aos cadastrados na rede de hospitais do Americas e da Amil; e pela coordenação e suporte à série de pesquisas clínicas conduzidas por médicos dentro do Grupo. “Acreditamos na produção de pesquisas como parte integrante da assistência médica baseada em evidência como um valor central. A partir desses estudos, atuamos no desenvolvimento de soluções e contribuímos para melhorar a vida das pessoas”, afirma Pedro Casotti, gerente de Planejamento do CTEB.

Visando contribuir para a geração de novos estudos, o Centro está interessado em mapear quais são os profissionais interessados em pesquisa ou que já desenvolvem atividades de investigação, mesmo sem vínculos com o CTEB. “Estamos preparados para disponibilizar equipes e infraestrutura para apoiar pesquisadores no desenvolvimento da sua pesquisa, incluindo análise ético-regulatória, metodológica, orçamentária e jurídica”, detalha Pedro Casotti.

Interessados em saber mais sobre como desenvolver sua linha de pesquisa com o apoio do Centro ou indicar pacientes para estudos em andamento podem entrar em contato  pelo e-mail pesquisaclinica@uhgbrasil.com.br.

Estrutura do Centro

  • Simuladores de cirurgia robótica e vídeo-laparoscopia
  • 2 laboratórios, com 18 estações de videocirurgia, para treinamento em procedimentos minimamente invasivos em diversas especialidades
  • Lobby com som ambiente e videowall  (15 monitores e exibição de até 3 conteúdos distintos nos monitores)
  • Salas para treinamento teórico
  • Auditório para 150 pessoas com recursos de broadcasting com telão de projeção de 180 com tecnologia 3D; 2 cabines para serviços de tradução simultânea; integração total com Centro Cirúrgico, com envio e recebimento de imagens e áudio de câmeras internas e externas
  • Equipamentos de ultrassonografia
  • Intensificador de imagem
  • Angiógrafo robótico
  • Sistema robótico Da Vinci XI

Para mais informações:
contact@ircadrio.com.br | (21) 3263-1100 | (21) 3817-1100
Whatsapp corporativo: (21) 99698-8062

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.