Excelência reconhecida

Novidades Americas

Excelência reconhecida

21/01/2020 - 3 minutos de leitura

Final do ano foi marcado por novas acreditações e reacreditações JCI, posições de destaque no ranking da America Economia e em pesquisa de marcas.

Para vários hospitais da rede Americas, o final de 2019 trouxe uma safra de novas conquistas e reconhecimentos que reafirmam seus elevados padrões de excelência e os diferenciais que fazem deles instituições ideais para o estabelecimento de parcerias com médicos comprometidos em entregar o que há de melhor para os seus pacientes. Só no ranking da revista America Economia, são três hospitais destacados, sendo que o Samaritano – Higienópolis (SP) desponta como o segundo melhor hospital do Brasil e ocupa a sétima posição na classificação geral da América Latina. Também figuram do ranking o Samaritano – Paulista (SP) e o Samaritano – Botafogo (RJ).

Outra frente de reconhecimentos veio das avaliações da Joint Commission International (JCI). O Samaritano – Higienópolis, que em 2004 foi um dos primeiros hospitais brasileiros acreditados pela JCI, obteve sua quinta reacreditação consecutiva, com um feito adicional: bateu recorde nos resultados da avaliação. “Isso nos coloca entre as melhores instituições do Brasil na avaliação da JCI”, afirma o Dr. Fabio Katayama, diretor-executivo do hospital. Segundo ele, os próprios avaliadores explicaram as razões do desempenho tão diferenciado, fazendo referência ao perceptível senso de empoderamento das equipes.  “Da alta liderança até o beira-leito, nosso time se sente partícipe e responsável pelo processo de melhoria em curso”, completa o Dr. Fábio.

As conquistas do Samaritano – Higienópolis incluem, ainda, um feito inédito: o hospital obteve a primeira certificação JCI em todo o mundo para o Programa de Transplante Renal Pediátrico. 

JCI no Rio

Do Rio de Janeiro, a boa notícia veio com a primeira recertificação JCI do Samaritano –  Botafogo. Tradicional instituição hospitalar e referência em procedimentos de alta complexidade da cidade, o hospital obteve a sua primeira acreditação em 2017, referendando a adesão e capacidade de cumprir satisfatoriamente os rigorosos protocolos de segurança e qualidade estabelecidos pela entidade internacional.

 “Já éramos um hospital com altíssima reputação e com tradição em qualidade reconhecida no Rio de Janeiro. Temos índice de 87 de NPS (Net Promoter Score), o maior de todo Grupo e sem dúvida um dos maiores do Brasil”, afirma o Dr. Ricardo Periard, diretor-executivo do hospital. “Obter a acreditação e, agora, a reacreditação JCI significa ter nossos altos padrões de atendimento, assistência personalizada e alta tecnologia referendados por uma entidade com credibilidade internacional, a partir de padrões técnicos e objetivos. É mais uma credencial para consolidar a confiança que conquistamos junto aos médicos e pacientes”, completa o Dr. João Mansur Filho, cardiologista e diretor médico da unidade.

No bojo da estratégia de constante busca da excelência, o Samaritano – Botafogo conseguiu em dezembro mais uma acreditação JCI, desta vez para o Programa de Cuidados Clínicos no Controle Glicêmico em Diabetes, entrando, ao lado do Hospital Pró-Cardíaco, no seleto trio de instituições brasileiras credenciadas nessa modalidade.

Outra conquista veio com a divulgação da pesquisa de marketing realizada pelo Globo em parceria com a TroianoBranding para descobrir quais são as marcas de produtos e serviços que estão na mente e no coração dos cariocas. Na premiação Marcas dos Cariocas, a marca Samaritano (aqui representada pelas unidades Botafogo e Barra da Tijuca) foi a vice-campeã do setor. O Hospital Vitória, outra unidade Americas no Rio, apareceu na décima posição. “Quando somos lembrados pelo público, estamos sendo reconhecidos pelo bom trabalho que estamos realizando. É um bom sinal para uma instituição com apenas cinco anos de fundação”, diz o Dr. Max Leventhal, diretor-executivo do Complexo Americas, lembrando que o Vitória é o hospital que atendeu os atletas e a família olímpica (treinadores e comissões de diversos países) durante as Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro.

Logo do Americas Serviços Médicos.
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.