Imagem de placeholder

Mais serviços e novos diferenciais no Americas Serviços Médicos

11/03/2020 - 6 minutos de leitura

De centros especializados e inovações tecnológicas até um lounge para conforto dos médicos, nosso grupo trabalha para se consolidar como uma rede assistencial única no país.

Não para de crescer a lista de serviços e facilidades que o Americas oferece aos médicos e seus pacientes. Independentemente do hospital e do tipo de melhorias, todas são provas de um compromisso único: construir uma rede assistencial de excelência cada vez mais forte e diferenciada.

Completa linha de cuidados oncológicos

Em Campinas (SP), o destaque é a completa linha de cuidados oncológicos propiciada com a incorporação, em setembro, do Instituto Radium.  Sob nova direção, a instituição, que engloba serviços de radioncologia, oncologia clínica, quimioterapia, tratamento cirúrgicos e diagnósticos, inaugurou um novo capítulo de uma história de 40 anos de tradição em excelência, pioneirismo e atendimento integrado e humanizado.

Um movimento importante nesta nova fase é a parceria com o Madre Theodora, hospital da rede Americas localizado próximo ao Radium, para a realização de procedimentos e cirurgias diversas. Isso se traduz numa completa linha de cuidado integrado em oncologia, com atendimento pela mesma equipe médica e transferências ágeis, somando pontos a um portfólio de serviços já bem guarnecido.

“Entre os tratamentos oferecidos no Radium, destacam-se a braquiterapia de alta taxa de dose e baixa taxa de dose, radiocirurgia estereotáxica, radioterapia com intensidade modulada, radioterapia guiada por imagem (IGRP), arcoterapia volumétrica modulada (VMAT), além de recursos disponíveis em poucas instituições no país, como a radioterapia intraoperatória e a braquiterapia de mama”, conta o Dr. André Sasse, diretor médico e técnico do Instituto. O Radium também conta com um centro de pesquisas para avaliação de tecnologias e novos tratamentos.  

Atendimento de emergências em neurologia

No Monte Klinikum, de Fortaleza (CE), a novidade é o Serviço de Excelência (SoE) de Neurologia, com atendimento de emergência pautado por protocolos internacionais, além da estrutura de internação, UTI e serviços diagnósticos.

“Ampliamos o conceito de assistência neurológica, com neurointervencionistas e neurocirurgiões disponíveis 24 horas, aptos a realizar quaisquer procedimentos neurológicos”, afirma o Dr. João José Carvalho, coordenador do serviço. O Pronto Atendimento conta ainda com neurologistas de plantão de 07h às 19h e de sobreaviso das 19h às 07h do dia seguinte, todos os dias. “Nosso diferencial vem de profissionais com vasta expertise, especialmente no tratamento de AVC e cefaleia”, destaca o Dr. João, antecipando os próximos passos do serviço: a estruturação de um Centro de Excelência em AVC, a ser inaugurado nos próximos meses, e de uma Clínica de Cefaleia.

Crescendo junto com São Paulo

Segue também em ritmo acelerado o processo de expansão do Centro de Especialidades do Vitória – Anália Franco, único hospital da Zona Leste de São Paulo certificado pela Joint Commission Internacional (JCI). Iniciada em dezembro, essa jornada já aumentou em 30% o corpo clínico e o leque de especialidades atendidas ambulatorialmente na instituição, que está localizada na região que abrange alguns dos bairros que mais crescem na capital, segundo dados da Prefeitura.

As mais novas especialidades do Centro são: Pediatria e Pneumologia Pediátrica; Mastologia; Neurologia Clínica; Oncologia e Hematologia; Nutrologia; e Ortopedia de Mão, Joelho, Coluna, Pé e Quadril. Elas se somam às já existentes: Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Urologia.

“Essa expansão visa garantir que os cerca de 15 mil pacientes atendidos mensalmente no nosso Pronto Atendimento e os cerca de 1.300 internados por mês contem com uma estrutura adequada para continuar com seu tratamento”, afirma o Dr. Felipe Teles, diretor técnico do Vitória – Anália Franco.  “Trabalharemos ao longo do ano para levar adiante a reestruturação do nosso Centro, a fim de garantir que médicos e pacientes encontrem no hospital todas as principais especialidades em um único centro médico”, completa.

Pioneirismo no Distrito Federal

O Hospital Alvorada Brasília (DF) lança, em março, o primeiro centro cirúrgico com serviço de patologia em tempo real do Brasil. Com o suporte de modernos recursos de comunicação, cirurgiões podem conversar durante o procedimento por meio de lives com oncopatologistas sobre as peças tumorais recém-extraídas dos pacientes oncológicos. A interação permite esclarecer dúvidas imediatamente, identificar a necessidade de novas amostras ou de contemplar margens maiores no procedimento, por exemplo.

Instalada em um prédio próximo ao Alvorada, para onde rapidamente são transferidas as peças ressecadas in natura, a equipe da Diagnose, que presta o serviço, fica à disposição dos cirurgiões durante todo o tempo do procedimento. “Essa inovação tecnológica redesenhou de forma pioneira os processos e os serviços anatomopatológicos das nossas cirurgias com perfis oncológicos”, afirma o Dr. Marco Cruz, coordenador do centro cirúrgico. Além de evitar reoperações, o serviço melhora prognósticos.

Em dezembro, também no Alvorada Brasília, estreou outro serviço inédito na cidade: uma unidade especializada em terapia imunológica, que oferece a portadores de doenças inflamatórias e autoimunes um espaço reservado, com equipes especializadas, para a administração de medicamentos imunobiológicos.

Em Brasília, como ocorre em outras localidades, os usuários de imunobiológicos dispunham apenas de centros de infusão gerais, quase sempre compartilhados com pacientes oncológicos, muitos dos quais já em fase paliativa do tratamento. “O compartilhamento de espaço por pacientes com diferentes perfis gerava estigma e estresse desnecessários aos usuários da terapia biológica. Já havíamos recebido queixas de pacientes, que reforçavam essa percepção”, conta o Dr. Allan Cembranel, gerente médico do Hospital.

Com capacidade de atendimento de cem pacientes por mês, a área conta com quatro espaços exclusivos, equipados com macas, cadeiras para os acompanhantes e comodidades, como televisores e serviço do setor de nutrição. Médicos dedicados acompanham o serviço, com o suporte de equipe de enfermagem treinada.

Para conforto dos médicos

No Rio de Janeiro, os profissionais do corpo clínico que atuam no complexo Americas Medical City ganharam em janeiro um espaço exclusivo: o Lounge Médico, uma requintada área privativa de 80 m² para relaxar e usufruir da estrutura e de serviços que facilitam o dia a dia.

O espaço conta com mobiliário e decoração sofisticada, jardim interno, sofás e poltronas confortáveis, mesas e TV 45 polegadas, além de uma sala reservada com cadeira de massagem, diversos computadores, bar e garçons para servir os frequentadores. “Oferecemos também uma sala de reuniões com todos os recursos multimídia e capacidade para dez pessoas para que os profissionais possam reunir sua equipe em local apropriado e estruturado. A ideia é provê-los de todo suporte necessário para facilitar sua rotina”, diz Ana Paula Nascimento, do Relacionamento Médico, área que mantém no Lounge profissionais para atendimento direto.

“Sabemos do estresse a que os médicos estão submetidos, daí a ideia de criar um espaço especial que ofereça a eles momentos de relaxamento, integração com colegas fora da área hospitalar, além de algumas facilidades”, afirma o Dr. Max Leventhal, diretor-executivo do Americas Medical City.

O Lounge é mais uma iniciativa da instituição para valorizar e fidelizar o corpo clínico. Citando o grande número de elogios recebidos após a inauguração, o Dr. Max não tem dúvidas sobre o acerto na criação desse espaço: “os médicos aprovaram a novidade com entusiasmo”, diz ele.

Logo do Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.