Imagem de placeholder

Por dentro do Americas

Um PA especializado em reimplantes

11/03/2020

Alvorada Moema é o único hospital privado de São Paulo a oferecer esse tipo de serviço.

Médicos especializados e atendimento rápido são fundamentais para o sucesso de procedimentos envolvendo reimplante de membros. É isso que os pacientes encontram no Alvorada Moema (SP), único hospital privado de São Paulo e um dos poucos do Brasil a contar com um serviço de pronto atendimento 24 horas dedicado exclusivamente a esses casos.

A equipe médica da área é integrada por 11 profissionais com formação em ortopedia e especialização em traumatologia, cirurgia da mão e microcirurgia. Além dos cirurgiões, o time de anestesistas, intensivistas e enfermagem é especialmente capacitado para os cuidados específicos exigidos nesse tipo de intervenção. 

Nos últimos cinco anos, o Alvorada Moema realizou 98 procedimentos de alta complexidade para correção de lesões traumáticas graves dos membros causadas por esmagamento ou amputação de braço, mão ou dedos que necessitam de reimplante, lesões do plexo braquial que atingem os nervos do membro superior e geram paralisia do braço ou da mão, além de retalhos microcirúrgicos de perda cutânea.

“Temos um índice de sucesso de 85%, uma marca de excelência para intervenções de tamanha gravidade e complexidade”, afirma o Dr. Marcelo Sartori, diretor executivo do hospital. É importante reforçar também que o desfecho depende das condições prévias de saúde do paciente. Fumantes e portadores de doenças vasculares operados tardiamente, por exemplo, têm prognóstico menos favorável. 

Alta complexidade

O reimplante é uma cirurgia de extrema urgência e complexidade. “Para a parte amputada ser reimplantada há necessidade de muitos procedimentos microcirúrgicos, com uso de microscópio de alta definição para religação de vasos e nervos, além da fixação óssea dos tendões e músculos”, explica o Dr. João Carlos Belloti, coordenador do Serviço de Cirurgia da Mão e Residência Médica.  As cirurgias podem durar mais de 12 horas, como quando há amputação de vários dedos, necessitando múltiplos reimplantes.

Ao lado da qualificação dos profissionais e dos avançados recursos tecnológicos, o tempo é um fator-chave: quanto mais precoce for realizado o reimplante, maior a chance de sucesso. O período considerado ideal é de até seis horas após a amputação. Portanto, dispor de um serviço especializado que atende 24 horas por dia faz toda a diferença.

Para a recuperação sem complicações, o paciente conta com cuidados específicos, como leitos de UTI adequados e com aquecimento (indispensável para esses casos) e protocolos de prevenção de infecções. Após a alta, o acompanhamento prossegue no Centro Ambulatorial do Alvorada Moema, também capacitado para o atendimento desses casos complexos.

A especialização em reimplantes e demais procedimentos ortopédicos faz do hospital também um polo de ensino e pesquisa, com residência médica em cirurgia de mão e vários artigos publicados em renomadas revistas cientificas nacionais e internacionais, além de reconhecimento de melhor trabalho científico na edição de 2018 do Prêmio Brasileiro de Cirurgia da Mão.  

 

Hospital Alvorada Moema

Av. Ministro Gabriel de Resende Passos, 550 - Moema - São Paulo – SP

Telefone: 11 2186-9900

Logo do Americas Serviços Médicos
Americas Serviços Médicos

O mais moderno Grupo Médico-Hospitalar do país.