Pilares de Responsabilidade Social

Em desenvolvimento. Em breve disponibilizaremos informações sobre o programa.

Conheça abaixo as nossas iniciativas.

Projetos sociais

Health & Well Being (Saúde e Bem-estar) - Causa materno infantil 

Porque atuar na causa?
A taxa de prematuridade no Brasil está em crescimento e é quase o dobro da dos países europeus: 11,5% dos nascimentos. Trata-se de uma condição que é a principal causa de morte neonatal (de 0 a 28 dias) e também na infância (menores de 5 anos).

O período médio de internação desses bebês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, após o nascimento, é de 51 dias. Além disso, o custo da prematuridade para a saúde pública ultrapassa R$ 8 bilhões/ano no país.

O UHG Brasil decidiu investir nos cuidados maternos infantis, firmando o seu compromisso com a Saúde e atuando junto às comunidades vulneráveis. O objetivo é contribuir em ações para aumentar as chances de sobrevida do recém-nascido e reduzir a ocorrência de sequelas provenientes dessa condição, além de contribuir com educação continuada para profissionais de saúde e com a defesa de políticas públicas voltadas aos interesses das famílias de bebês prematuros.

A partir desse posicionamento, foi criado um Grupo Técnico de Trabalho, com o objetivo de avaliar e definir a melhor forma de contribuir e minimizar os impactos da prematuridade junto às comunidades vulneráveis. Como resultado, foram iniciadas parcerias com instituições que atuam na Causa Materno Infantil.

Stronger Communities (Fortalecimento das Comunidades)

Contribuir para o crescimento de uma comunidade é ter a chance de transformar vidas para sempre, levando cidadania, dignidade e desenvolvimento para todos. Começar pelo seu entorno é o primeiro passo para uma grande transformação. O UHG Brasil se preocupa em melhorar continuamente a vida das pessoas, com ações sociais diversas.

Um dos maiores objetivos de atuar no fortalecimento das comunidades é fazer com que as unidades de negócio da companhia estabeleçam diálogo com as comunidades e, dessa forma, propor que elas se desenvolvam junto com o crescimento da empresa. Essa visão fica muito mais clara quando a comunidade percebe que a empresa possui um compromisso social com seu entorno.

Portanto, através de ações sociais, a empresa aproxima, cria laços de cooperação e transforma a comunidade (e o contexto onde a empresa opera) num agente colaborativo, pois ela estará em desenvolvimento em conjunto com sua empresa.

Doações e ajudas Humanitárias (Campanhas de ajuda humanitária são respostas solidárias às crises)

Ações pontuais e ou emergenciais para aliviar o sofrimento das comunidades do entorno, ou de populações atingidas por calamidades, desastres naturais ou causados pelo próprio homem são os principais objetivos das ações humanitárias. Na maioria das vezes, é por meio de assistência material que é garantida a manutenção dos direitos básicos dessas pessoas.

O UHG Brasil, através da escuta ativa dessas comunidades, promove campanhas pontuais de ajuda alinhadas à real necessidade das populações a serem assistidas, aos valores corporativos, aos pilares de Responsabilidade Social e às possibilidades orçamentárias corporativas.

Health Workforce (Capacitação de Profissionais de Saúde)

O time de Responsabilidade Social, junto com um grupo técnico composto por médicos, enfermeiros e membros do Capital Humano, está desenhando um programa de capacitação gratuito para profissionais de saúde. O objetivo será contribuir para a melhoria da capacitação técnica de todo o sistema de saúde e ainda gerar maior empregabilidade para profissionais oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade.

Em breve, disponibilizaremos mais informações sobre o programa.

Voluntariado

O UnitedHealth Group Brasil, alinhado a uma iniciativa global, busca incentivar seus colaboradores a participar de ações de voluntariado de forma individual ou corporativa. Baseado em sua missão, desenvolve e estimula a realização de ações de mobilização social em prol da promoção de melhorias na saúde e na qualidade de vida como um todo.

A Responsabilidade Social do UHG Brasil ainda conta com o apoio e engajamento de um time muito especial de voluntários, que compõem os Comitês de Voluntariado, presentes em todas as unidades da operadora e em grande parte de nossas unidades hospitalares. Um time que doa horas e expertise para pensar e colocar em prática ações de voluntariado locais que façam sentido para as localidades nas quais atuam e ainda nos ajudam na divulgação e na disseminação da Cultura de Voluntariado do UHG Brasil.